11 mil demissões no Meta. 7 mil no Twitter. 18 mil na Amazon.
O que aconteceu com cada um desses players?
Antes de entender cada caso é necessário entender os custos de aquisição de um produto ou serviço digital. Está caro! Um investimento de mil reais em 2015, fazia uma exposição e venda que hoje 15 mil reais não fazem. Google ads está caro! Face ads está caro! Até o anúncio no LinkedIn está caro (e muito, por sinal).
Para entender no mundo real: em 2015 por mil reais você comprava um outdoor, em 2023 compra um pedacinho no jornal de bairro. Ninguém te vê. Está difícil vender.
Então, na Amazon o custo de aquisição de um novo usuário para vender um celular, que antes custava 3% do valor do produto, hoje custa 12%. As margens estão cada vez menores para quem vende e a concorrência está cada vez mais aberta para quem compra.
A Amazon cresceu absurdamente na pandemia, todo mundo fazendo pedidos sem poder sair de casa e essa realidade acabou, então são dois aliados nessas 18 mil demissões, menos entregas e menos margem por um custo de aquisição de usuário alto.
Facebook: há 8 meses, aqui nesta coluna, escrevi sobre o “último grande tiro do Zuck” no metaverso. Risco muito alto de baixa adesão por excesso de tecnologia, por necessidade de um óculos caro de imersão e nem todo mundo tem tempo pra viver duas vidas. Uma aqui e outra no metaverso. A vida é boa aqui!
Com 15 bi investidos (com dinheiro dos outros) a tacada ficou monstruosa, fez água e ainda tomou uma notificação em nome dos investidores sobre a falta de comunicação e transparência sobre qual a utilidade comercial do metaverso e, caso tenha, quando seria? Dois dias depois da notificação dos investidores, veio o anúncio das 11 mil demissões. Foi um recado do Zuck ao mercado: “desculpa, eu errei e estou dando mais valor ao dinheiro de vocês”.
Twitter: louco de pedra, mas com um posicionamento forte – “se existe parcialidade em grandes canais de audiência, então teremos aqui também” -, claramente, o Elon Musk está limpando as tendências de regulação da plataforma com viés de positivar a política de direita.
Claramente partiu para a pancadaria com a esquerda e esses 7 mil funcionários podem ser de uma máquina inchada nesses últimos anos pelo viés de esquerda. Mas, repito: é maluco! Tudo pode acontecer nos próximos meses de 2023.
2 comment(s)
Cleta Napoli
Your blog has really piqued my interest on this topic. Feel free to drop by my website 92N about Cosmetics.
Keith Grace
Your posts stand out from other sites I've read stuff from. Keep doing what you're doing! Here, take a look at mine UQ4 for content […] Read MoreYour posts stand out from other sites I've read stuff from. Keep doing what you're doing! Here, take a look at mine UQ4 for content about about Podcasting. Read Less